Posts Recentes:

Filosofias japonesas para uma vida longeva e feliz

Por Hospital Nipo Brasileiro

Consumo de sal no Japão

Por Hospital Nipo Brasileiro

Kawai: a cultura fofa do Japão

Por Hospital Nipo Brasileiro

Gyaru: entenda mais sobre esse estilo japonês

Por Hospital Nipo Brasileiro

Gyaru: entenda mais sobre esse estilo japonês

O estilo gyaru é uma moda japonesa que surgiu nos anos 90, como uma resposta à cultura tradicional do Japão e suas rígidas normas de beleza.

O termo gyaru deriva da palavra inglesa "girl" e representa uma cultura jovem, ousada e vibrante. Ele foi uma expressão de rebeldia e liberdade para as jovens japonesas. Ou seja, jovens que desafiavam os padrões, adotando uma estética que contrastava fortemente com o ideal de feminilidade e modéstia predominante na sociedade.

No início, o estilo gyaru era caracterizado por cabelos loiros ou coloridos, maquiagem pesada, cílios postiços extravagantes e roupas chamativas.

Além do visual, o gyaru era uma cultura de grupo. As garotas se reuniam em áreas específicas de Tóquio, como Shibuya e Ikebukuro, frequentando lojas, cafés e locais de moda para mostrar seu estilo e socializar.

A moda e o estilo de vida gyaru foram amplamente influenciados pela mídia, incluindo revistas, que promoviam as últimas tendências e produtos para esse público.

Com o passar do tempo, o estilo gyaru evoluiu, dando origem a subcategorias cada uma com suas próprias características que refletem a individualidade, autoconfiança e a expressão pessoal para muitos jovens japoneses que adotam esse estilo.

Conheça alguns estilos dos gyaru japoneses:

  • Gyaru de Hime (princesa): Esse estilo é mais elegante e luxuoso, com uma abordagem mais refinada. As roupas tendem a ser mais sofisticadas, com tons mais suaves e acessórios elaborados.

"Fonte: Pinterest"

  • Gyaru de Ganguro: Este estilo de moda alternativa com a pele bronzeada, maquiagem escura, cílios postiços e diversos acessórios.

"Fonte: Pinterest"

  • Gyaru de Yamanba (manba): É um estilo semelhante ao Ganguro, mas com ainda mais exagero nas cores e adesivos abaixo dos olhos. Anos depois esse estilo evoluiu para o Manba, caracterizado por uma maquiagem mais intensa, incluindo pintura facial em cores vibrantes, além de roupas e acessórios chamativos.

"Fonte: Pinterest"

  • Gyaru de Rokku (rock): Inspirado no estilo rock, onde normalmente as garotas se vestem como roqueiras, com camisetas de estampas de listras e com cabelos como de princesas.

"Fonte: Pinterest"

  • Gyaru de Tsuyome: Caracteriza-se por uma aparência mais agressiva no estilo de roupa, com camisetas rasgadas misturando um pouco de rock e hip-hop.

"Fonte: Pinterest"

Gyaruo: Esse estilo é voltado para os homens que seguem essa moda.

"Fonte: Pinterest"

Ao longo dos anos, a popularidade do estilo gyaru diminuiu, mas sua influência na moda japonesa e na cultura jovem perdura até os dias atuais.

Elementos do gyaru ainda podem ser vistos em subculturas contemporâneas e em tendências de moda no Japão.

A subcultura gyaru foi um reflexo da busca por individualidade e liberdade de expressão entre as jovens japonesas na época e continua sendo um marco na história da moda japonesa.

Fontes:

https://mundo-nipo.com.br/o-que-e-o-estilo-gyaru/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gyaru

https://cosplaytutorial.wordpress.com/2013/03/21/gyaru-moda-muito-mais-que-um-estilo/

http://exalandopurpurina1.blogspot.com/2015/05/quais-sao-as-categorias-gyaru.html

https://www.fundofalso.com/2014/09/especial-japao-gyaru-kei.html

plugins premium WordPress

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade