Posts Recentes:

Filosofias japonesas para uma vida longeva e feliz

Por Hospital Nipo Brasileiro

Consumo de sal no Japão

Por Hospital Nipo Brasileiro

Kawai: a cultura fofa do Japão

Por Hospital Nipo Brasileiro

Gyaru: entenda mais sobre esse estilo japonês

Por Hospital Nipo Brasileiro

Filosofias japonesas para uma vida longeva e feliz

O Japão é mundialmente reconhecido por sua longevidade. De acordo com o Índice de Qualidade de Vida da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a média de idade dos habitantes do Japão atinge os 84 anos. Essa estatística se desdobra ainda mais, com uma expectativa de vida de 88 anos para as mulheres e 81 anos para os homens, estabelecendo um recorde como a mais alta expectativa de vida global.

A longevidade dos japoneses está intrinsecamente ligada a diversos fatores, incluindo uma dieta saudável e equilibrada, noites de sono regulares, acesso facilitado a serviços de saúde de alta qualidade, ampla disponibilidade de educação e cultura, bem como um padrão de vida mais elevado na terceira idade.

Adicionalmente, a cultura japonesa está profundamente enraizada em filosofias que buscam a felicidade e fomentam um estilo de vida mais saudável. Acredita-se que atingir esse objetivo requer uma atenção equilibrada às cinco dimensões da saúde: física, espiritual, social, familiar e financeira. Diversas filosofias essenciais contribuem para esse equilíbrio, incluindo Ikigai, Shinsetsu, Kaizen, Wabi-Sabi, Shoshin e Shinrin-yoku.

Veja algumas filosofias japonesas mais conhecidas:

• Ikigai
Conceito japonês que incentiva as pessoas a encontrarem sua razão de viver para equilibrar a vocação e as paixões.

A mandala do ikigai representa uma ferramenta de autoconhecimento composta por quatro círculos: o que amo fazer, o que posso fazer bem, o que posso ser pago para fazer, o que o mundo precisa. O equilíbrio entre todos esses pontos é o “ikigai”.

O método pode auxiliar na busca do propósito pessoal. E com isso em mente, é mais simples entender onde se quer chegar e ter motivação para todos os dias.

• Shinsetsu
O conceito, conhecido como o poder da gentileza, é ensinado pelas famílias japonesas desde cedo e é considerado uma grande virtude no país.

O Shinsetsu promove comportamentos que demonstrem respeito, consideração e cuidado por todos, principalmente nesses tempos de intolerância e individualismo, se preocupando genuinamente com a existência do próximo

Para a vida em sociedade precisamos do bom convívio com outras pessoas e tratá-las bem pode gerar grandes mudanças positivas na rotina e na saúde mental.

• Kaizen
A filosofia japonesa preza pelo aprimoramento contínuo, por meio de pequenos ajustes, em prol de eficiência máxima. A palavra significa “mudança para melhor”.

Kaizen também é conhecido como um método de organização para mudança de perspectiva. Foi um dos grandes responsáveis por reconstruir a economia japonesa após o final da Segunda Guerra Mundial.

A organização e a busca pela melhoria contínua são cruciais para um ano melhor e uma vida mais prazerosa.


• Wabi-Sabi
Provando que nem tudo precisa ser perfeito, a filosofia japonesa Wabi-Sabi incentiva a valorização daquilo que é imperfeito.

Com base no zen-budismo do século XV, o ideal propõe a aceitação da impermanência e do minimalismo. Algumas artes japonesas seguem a filosofia, como a cerimônia do chá, o bonsai e o ikebana.

O Wabi-Sabi pode nos ajudar a firmar um novo olhar sobre a nossa rotina, apreciando o que dá certo, o que dá errado e aproveitar os momentos sem tanta pressa.

• Shoshin
A filosofia da “mente de principiante” nos ensina a manter a mente aberta em todas as situações, considerando diversas perspectivas.

Precisamos estar abertos a novos aprendizados e novos pontos de vista, sem arrogância, prepotência ou preconceitos. O termo é bastante comum no aprendizado de artes marciais japonesas.

Abrir-se para o mundo pode ser uma boa forma de respirar um novo ar e driblar as adversidades da vida.

• Shinrin-yoku
Conhecido como banho de floresta, a prática incentiva a passar um tempo em uma floresta com o objetivo de relaxar e se conectar com a natureza.

Principalmente para quem vive em grandes cidades, o contato direto com o meio ambiente pode proporcionar momentos de paz e tranquilidade, sendo benéfico para a mente e para a prevenção de doenças.

Todas essas filosofias trazem benefícios para a saúde do corpo todo. Uma vida com propósito, organização, felicidade, mente aberta e tempo livre é uma vida saudável para o corpo e para a mente.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_japonesa

https://www.metropoles.com/dino/com-conceitos-e-filosofia-japoneses-ensinam-valores-como-o-ressignificar

https://www.lugares.eco.br/eco-debate/inspire-se-na-filosofia-japonesa-e-tenha-uma-vida-mais-plena-e-feliz/2628

Ikigai

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/09/22/ikigai-conceito-japones-ajuda-pessoas-a-encontrarem-proposito-de-vida.htm]

Shinsetsu

Shinsetsu

Kaizen

Conheça a filosofia japonesa Kaizen, que ajuda a atingir objetivos de longo prazo

Wabi-Sabi

Shoshin

https://pt.linkedin.com/pulse/shoshin-como-filosofia-da-mente-do-iniciante-pode-sua-vasconcelos

Shinrin-yoku

https://www.japanhousesp.com.br/artigo/os-banhos-de-floresta-no-japao/#:~:text=O%20shinrin%2Dyoku%2C%20ou%20banho,o%20contato%20com%20a%20natureza.

plugins premium WordPress

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade