Serviços

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico do Hospital Nipo-Brasileiro conta com nove salas cirúrgicas, onde são realizados procedimentos cirúrgicos de alta, média e baixa complexidade.

Um grande processo de modernização foi realizado em 2018. Além de reformas na estrutura física, foram adquiridos equipamentos de última geração e implantadas novas tecnologias e processos operacionais e administrativos usando a metodologia “Lean, Kanban e Kaizen”, trazendo mais segurança para pacientes e equipes que atuam na unidade.

Infraestrutura

A infraestrutura possibilita atender a todos os procedimentos, incluindo:

  • cirurgia bariátrica
  • cirurgia oncológica
  • cirurgia neurológica
  • cirurgia fetal
  • cirurgia cardíaca
  • implante de órteses e próteses
  • procedimentos minimamente invasivos e de alta precisão, como videolaparoscopia, neuronavegação e demais técnicas videoassistidas.

Orientações importantes

Caso necessite alterar a data prevista para sua cirurgia, entre em contato com o Núcleo de Agendamento Cirúrgico (NAC). Informe também ao NAC se, até a véspera da cirurgia, tiver:

* Pacientes com previsão de alta rápida podem ser encaminhados para área especialmente localizada próximo ao Centro Cirúrgico, que oferece maior agilidade durante a internação e na alta médica, com a mesma qualidade e segurança no atendimento.

Orientações gerais

Segurança do Paciente

Cada detalhe do Centro Cirúrgico do Hospital Nipo-Brasileiro foi planejado para oferecer a máxima segurança possível ao paciente. Isso envolve a ampliação e a modernização das estruturas de apoio, como os processos de preparo pré-operatório, centro de materiais e esterilização e Day Hospital.

Central de Materiais e Esterilização

A CME do Hospital Nipo-Brasileiro é responsável pelo recebimento, preparo e esterilização de todos os instrumentais utilizados em cirurgias e nos ambulatórios. Os materiais seguem o fluxo unidirecional, impedindo que os itens limpos se cruzem com os usados, reduzindo os riscos de contaminação. A equipe dispõe de equipamentos que garantem a qualidade do processo automatizado, complementando o processo manual já realizado. Além disso, o Comitê de Processamento de Produtos para Saúde, composto por uma equipe multidisciplinar, acompanha os resultados da área.

Recuperação Anestésica

A Recuperação Anestésica está localizada em local estratégico, permitindo uma melhor assistência da enfermagem e médicos anestesiologistas no período pós-operatório, o que proporciona mais conforto para o paciente ao despertar da anestesia. Através de uma Central de Monitorização, o paciente é acompanhado em todo o período de permanência, gerando segurança durante todo o processo.

Normas e Padrões

O Hospital Nipo-Brasileiro segue rigorosamente o conceito Cirurgia Segura, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa a redução do risco de eventos adversos antes, durante e depois das cirurgias. Adotamos o Checklist de Cirurgia Segura, que garante checagens durante todas as etapas do processo cirúrgico. O paciente sempre será envolvido, através da confirmação dos dados, procedimento a ser realizado, demarcação de lateralidade e aplicação de termos cirúrgicos e anestésico.

Controle de Infecção

As taxas de infecção nos procedimentos cirúrgicos no Hospital Nipo-Brasileiro ficam abaixo dos índices internacionais. Elas são monitoradas e avaliadas frequentemente através de indicadores, com o objetivo de alertar sobre qualquer tipo de alteração.

Receba nossas notícias

plugins premium WordPress