Posts Recentes:

Gyaru: entenda mais sobre esse estilo japonês

Por Hospital Nipo Brasileiro

Descubra o Japão: Templos e Castelos

Por Hospital Nipo Brasileiro

Gibi - Dia das Crianças

Por Hospital Nipo Brasileiro

Características e curiosidades do universo dos mangás

Por Hospital Nipo Brasileiro

Dicas para o Carnaval

5 dicas para curtir o carnaval com saúde

A sua saúde depende muito de você e dos seus hábitos. Saber curtir o carnaval com responsabilidade faz toda diferença.

O carnaval está se aproximando e, sem dúvida, este é o evento mais esperado por muitos brasileiros em diversas partes do país.

Todos os dias da folia podem ser divertidos e inesquecíveis, mas precisam de atenção e cuidados.

Por isso, não importa se você vai assistir aos desfiles das escolas de samba, curtir os vários trios elétricos ou participar dos bloquinhos de rua, o essencial é manter a energia e o corpo saudável para aproveitar com saúde. Confira 5 dicas dos nossos especialistas!

1. Beba bastante água

De acordo com a nutricionista Claudia Yoko Matsumura, é recomendável ingerir de 2 a 3 litros de água ao dia para evitar a desidratação devido muita agitação, transpiração e exposição ao sol.

Para aquelas pessoas que têm hábito de ingerir bebidas alcoólicas, é importante não exagerar e intercalar com bastante água e nunca em jejum. O álcool pode levar também à desidratação e queda dos níveis de açúcar no sangue, podendo ocasionar náuseas, mal estar e até desmaios.

Por isso, cuide da sua hidratação com muita água, água de coco e suco natural.

2. Vista roupas leves e confortáveis

Escolher bem as roupas é essencial para evitar desconforto e poder aproveitar a folia por mais tempo.

Por isso, optar por modelos leves e confortáveis ajudará a ter mais conforto e disposição.
Além disso, sapatos adequados também ajudam a evitar acidentes com objetos cortantes. Dê preferência por calçados fechados e sem salto.

3. Consuma alimentos saudáveis

Para repor as energias, a recomendação da nutricionista Claudia Yoko Matsumura é fazer refeições leves e preferir alimentos integrais, que ajudam na saciedade.

Abuse das saladas e frutas para repor as vitaminas e sais minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas no processo de desintoxicação.

A dieta deve ser rica em proteínas como carnes, leite e laticínios em geral para a reposição das perdas musculares.

Evite alimentos gordurosos e frituras por pesarem no estômago e dificultarem na digestão, ocasionando moleza e causando problemas intestinais.

Atente-se às condições de higiene dos estabelecimentos. Os alimentos devem estar conservados adequadamente para minimizar o risco de intoxicação alimentar.

Fazendo uma alimentação equilibrada garantimos um carnaval cheio de saúde e energia.

4. Use protetor solar

O uso de filtro solar diariamente deveria ser um hábito de todo brasileiro. Especialmente no verão e em festas ao ar livre, ele se torna ainda mais fundamental para evitar os riscos da exposição excessiva ao sol, protegendo contra queimaduras e contra o câncer de pele.

Nossa dermatologista Dra Adriana Dias indica, no mínimo de proteção para usar é um FPS30, para ajudar a prevenir câncer de pele, queimadura solar e também prevenção de envelhecimento cutâneo. Lembrando que para saber a quantidade ideal para usá-lo na face basta usar a regra dos 3 dedos: indicador, anelar e o médio, como medidores. E não esquecer de aplicar também nas outras regiões do corpo que estão expostas ao sol. Além disso, é importante tirar um tempinho de duas em duas horas para reaplicá-lo ao longo do dia.

5. Se beber, beba consciente

As bebidas alcoólicas são comumente consumidas no carnaval, por isso, cuidado com exageros. De acordo com o psiquiatra Dr. Gabriel Domingos, a recomendação é o uso moderado de bebida alcoólica, ou seja, o consumo consciente.

É difícil falar em consumo zero dentro da proposta que é o carnaval, porém é preciso ter um mínimo de moderação ao consumir bebidas alcoólicas e evitar beber grandes volumes rapidamente.

O ideal também é intercalar com consumo com bebidas não alcoólicas, principalmente água, ou outras bebidas açucaradas, que ajudam a garantir a hidratação.

E lembre-se: se você está tomando algum remédio, é bom ficar ainda mais atento. Caso faça algum tratamento com medicamentos de uso contínuo, ou até mesmo um simples analgésico para combater aquela dor de cabeça, a recomendação é não utilizar medicamentos com bebidas. Isso porque a combinação de medicamento com bebida alcoólica pode inibir ou aumentar o seu efeito e colocar sua saúde em risco. Na dúvida, a melhor opção é não ingerir bebidas alcoólicas enquanto estiver fazendo uso de medicamento.

Anotou as dicas? Agora é só colocar em prática!

Médicos Entrevistados:
Dra. Adriana Dias, Dermatologista do Hospital Nipo-Brasileiro
Claudia Yoko Matsumura, Nutricionista do Hospital Nipo-Brasileiro
Dr. Gabriel Domingos, Psiquiatra do Hospital Nipo-Brasileiro

5 dicas para curtir o carnaval com saúde

plugins premium WordPress

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade