Especialidades
Psiquiatria
A psiquiatria é a área da medicina que previne, diagnostica, trata e reabilita pacientes com transtornos mentais e de comportamento, cenários cada vez mais comuns atualmente, mas que ainda carregam grandes estigma e preconceito.
Corpo clínico com especialistas em psicoterapia, psiquiatria da infância e da adolescência, gerontopsiquiatria e psiquiatria forense
No Hospital Nipo-Brasileiro, os especialistas realizam tanto atendimentos ambulatoriais, como na internação e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sempre atentos aos sinais e sintomas, que podem variar bastante, afetando o humor, o raciocínio e a capacidade de interagir com as outras pessoas. Por isso, um acompanhamento especializado é fundamental.
Autismo: pacientes apresentam dificuldade de comunicação e de interações sociais, com interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.
Demência: sintomas incluem perda da capacidade de fixação da memória recente com inabilidade nas funções cognitivas e de relacionamento.
Depressão: sensação persistente de tristeza ou perda de interesse são os sinais mais característicos da depressão e podem levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais, como alterações do sono e do apetite, nível de energia, concentração, funcionamento do organismo.
Esquizofrenia: pensamentos ou experiências que parecem não ter contato com a realidade, comportamento desorganizado e dificuldades de concentração, de memória e afeto estão entre os sinais mais marcantes.
TDAH: é caracterizada por alterações relacionadas ao controle da atenção, impulso e hiperatividade.
Transtorno de ansiedade: os principais sintomas são estresse desproporcional ao impacto do evento, incapacidade de superar uma preocupação e inquietação.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): é marcado por pensamentos obsessivos com comportamento ritualista.
Transtorno bipolar: o transtorno do espectro afetivo bipolar do humor alterna episódios de euforia e depressão.
Transtorno de estresse pós-traumático: está associado a evento primário com risco de vida. O paciente costuma apresentar pesadelos, lembranças repetitivas, reações comportamentais desproporcionais, ansiedade, humor deprimido e fuga de situações que relembrem o trauma.
Equipe
O corpo clínico é formado por quatro médicos psiquiatras, que buscam atualização contínua de evidências científicas para a prática clínica. Além da residência médica em Psiquiatria, os profissionais são especialistas em:
- Psicoterapia
- Psiquiatria da infância e da adolescência (crianças e adolescentes)
- Gerontopsiquiatria (idosos)
- Psiquiatria forense (psiquiatras que realizam laudos de sanidade para casos civis e criminais e tratam criminosos e pacientes que apresentam riscos)
Diagnóstico
Envolve anamnese, exame físico e exames complementares, conforme o caso, como eletroencefalograma, tomografia de crânio, ressonância magnética de crânio, polissonografia, PET SCAN e avaliação neuropsicológica.