Posts Recentes:

CONHEÇA TUDO SOBRE A ESTOMATERAPIA DO HOSPITAL NIPO-BRASILEIRO E SEUS BENEFÍCIOS AOS PACIENTES

O que é estomaterapia?

Estomaterapia é uma especialidade da enfermagem voltada à assistência de pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres, drenos, feridas agudas e crônicas e incontinências urinária e anal. Os profissionais atuam tanto na prevenção, quanto no tratamento e na reabilitação, visando a melhoria da qualidade de vida do paciente.

A estomaterapia é uma pós-graduação lato sensu, reconhecida pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) que segue as diretrizes mundiais preconizadas pelo Conselho Mundial de Estomaterapeutas – WCET (World Council of Enterostomal Therapists).

O que é estomia? Como se dá a atuação do estomaterapeuta nessa área?

Estoma vem do grego e significa boca ou abertura. É um procedimento cirúrgico, uma abertura de um órgão oco levando a comunicação com o meio externo. Entre alguns tipos estão:

– as estomias respiratórias, conhecidas como traqueostomias;

– as de alimentação, chamadas de gastrostomias;

– de eliminação, como as ileostomias e colostomias;

– e as urológicas, conhecidas como urostomias.

Nesses casos, o estomaterapeuta atua também na demarcação do local de confecção de uma estomia intestinal no pré-operatório esclarecendo dúvidas, capacitando o paciente quanto aos cuidados específicos, visando minimizar possíveis complicações, bem como incentivando-o quanto ao autocuidado para promover maior qualidade de vida. 

Relação da estomaterapia e os cuidados com feridas

As feridas são lesões nas quais há perda de integridade da pele ou mucosas. Elas podem ter causas diversas como traumas ou mesmo doenças. Seu período de cicatrização pode variar, assim como seus cuidados e tratamentos.

Feridas crônicas: são de difícil cicatrização e exigem conhecimento e cuidados profissionais. As mais comuns são as úlceras diabéticas e lesões por pressão.

Feridas agudas: têm usualmente um período de recuperação mais rápido e sem complicações na cicatrização. São causadas por queimaduras, traumatismos, cirurgias e processos infecciosos.

Estomaterapia e as incontinências

As incontinências caracterizam-se pela incapacidade ou dificuldade de reter excreções como urina e fezes. Nessa área, o estomaterapeuta realiza técnicas específicas para auxílio diagnóstico, como pad test, diário miccional e evacuatório. Além disso, atua fortemente no processo de reabilitação perineal podendo lançar mão de técnicas de apoio, como biofeedback e eletroestimulação, entre outros.

Qual o impacto da estomaterapia para o bem-estar e saúde dos pacientes?

A estomaterapia contribui para qualidade de vida, autoestima e saúde de maneira integral, uma vez que o cuidado é centrado no paciente, respeitando sua crença e história de vida.

O enfermeiro estomaterapeuta busca amenizar os impactos do diagnóstico e do tratamento de maneira humanizada, oferecendo mais conhecimento ao paciente e familiares, apresentando equipamentos e coletores, informando sobre as barreiras de proteção da pele, cintos e demais materiais que poderão ser utilizados durante o processo para minimizar complicações. Além disso, é o profissional que capacita o paciente ao autocuidado e retomada das atividades cotidianas.

É importante ressaltar que o estomaterapeuta trabalha em conjunto com uma equipe multidisciplinar composta, por exemplo, por médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros.

Como funciona o serviço de estomaterapia no Hospital Nipo-Brasileiro?

O Hospital Nipo-Brasileiro possui equipe de estomaterapia de atuação intra-hospitalar, ou seja, o paciente pode receber cuidados ainda enquanto internado, mediante solicitação da equipe. Na alta, se ainda houver necessidade de cuidados específicos, os pacientes são encaminhados para seguimento ambulatorial, em homecare (cuidado em domicílio) ou hospital de referência.

Os ambulatórios atuam nas três áreas da estomaterapia (estomias, feridas e incontinências). A equipe é formada por diversas enfermeiras estomaterapeutas e uma especialista em reabilitação perineal, que atendem tanto pacientes encaminhados pelo próprio hospital quanto demanda externa de pacientes encaminhados por outras instituições.

Ambulatório de Cirurgia: acompanhamento de pacientes com feridas e estomias.

Ambulatório Saúde da Mulher: acompanhamento de pacientes com incontinência urinária e anal.

Diferenciais do serviço de estomaterapia do HNipo

– Serviço amplamente estruturado nas três áreas da estomaterapia, abrangendo o atendimento hospitalar e ambulatorial, garantindo a continuidade da assistência.

– Atendimento aos pacientes encaminhados por outras instituições.

– Público que não se restringe aos adultos. Também há o atendimento a bebês e crianças que precisam do acompanhamento com lesões de pele e maiores de 4 anos que necessitam de reabilitação perineal.

– Atendimento totalmente individualizado, de acordo com a necessidade de cada paciente, que é assistido de forma integral e humanizada.

Referências
https://clinicasoma.com.br/entenda-o-que-e-a-estomaterapia/
https://sobest.com.br/estomias/
https://sobest.com.br/
https://www.youtube.com/watch?v=D0BG_NfygUg
https://institutobeatrizyamada.com.br/atendimento-clinico/estomaterapia/
https://www.vuelopharma.com/o-que-estomaterapeuta-faz/
https://www.rededorsaoluiz.com.br/sintomas/feridas
https://www.vuelopharma.com/tipos-de-ferida-de-pele/
http://eerp.usp.br/feridascronicas/#:~:text=Feridas%20cr%C3%B4nicas%20s%C3%A3o%20de%20dif%C3%ADcil,%C3%A9%20um%20direito%20da%20pessoa.
https://demaisinformacao.com.br/feridas-cronicas-tem-cura-sim-saiba-como/
https://cicatricare.com.br/noticias/midias-sociais/qual-a-diferenca-entre-feridas-cronicas-e-feridas-agudas
https://grupopiccolo.com.br/v3/index.php/2021/08/03/diferenca-entre-feridas-agudas-e-cronicas/
https://www.vuelopharma.com/feridas-cronicas-e-agudas-entenda-a-diferenca/
https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=incontin%C3%AAncia#:~:text=1%20Qualidade%2C%20condi%C3%A7%C3%A3o%20ou%20estado,emiss%C3%A3o%20de%20urina%20ou%20fezes.
https://www.dicio.com.br/incontinencias/
https://www.meudicionario.org/incontin%C3%AAncia#:~:text=MEDICINA%20incapacidade%20de%20reter%20no,a%20urina%2C%20as%20fezes%20etc.
https://sp.unifesp.br/epe/camgrad/noticias/afinal-o-que-e-ostomia
https://www.gamedii.com.br/textos-gerais-estomias/277-estomas-intestinais

plugins premium WordPress

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade